quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Rapazes podem vir a tomar vacina para prevenir cancro


 


Vírus do papiloma humano. O VPH é conhecido das mulheres que, de dois em dois anos, fazem o teste de Papanicolau para despistar lesões no colo do útero (que podem evoluir para cancro), mas é muito provável que seja um desconhecido para a maioria dos homens. Será, por isso, uma novidade para muitos que este mesmo vírus seja o responsável por cada vez mais casos de cancro da cabeça e do pescoço, uma doença que afecta maioritariamente homens.
Em países como a Suécia e o Canadá, a percentagem deste tipo de cancros associados ao VPH, onde se incluem os tumores da faringe, já soma 70%. Até há bem pouco tempo, tabaco e álcool eram os principais factores de risco, mas a mudança dos hábitos sexuais nas últimas décadas poderá agora estar a ter efeito, explicou ao i Jan B. Vermoken, especialista da Universidade de Antuérpia e um dos médicos mais conceituados na área. Vermoken defende mesmo haver sinais de que seria vantajoso começar a vacinar os rapazes contra este vírus, prevenção que já é feita junto das adolescentes (em Portugal no plano nacional de vacinação, de forma gratuita), mas também por todas as mulheres que o desejem.
Jean-Louis Lefebvre, director da Federação Internacional de Sociedades de Cancro da Cabeça e Pescoço, acrescenta que, neste momento, a hipótese está a ser avaliada pela comunidade médica, mas ainda não há um veredicto. Apesar de os países nórdicos registarem já uma elevada percentagem de casos associados ao VPH – algo que Vermoken classifica de epidemia –, em países como Portugal Lefebvre diz que serão 30%, mas com tendência a aumentar. Numa altura em que continuam a surgir algumas críticas quanto à eficácia e segurança da vacina contra o cancro do colo do útero – que protege contra estirpes também envolvidas no cancro da cabeça e pescoço –, a hipótese ainda não é certa. Sobre as dúvidas, Vermoken diz que é sobretudo uma questão de tempo. “Neste momento só temos dados de que as vacinas protegem de lesões pré-malignas, e aí sabemos que funciona. Se vão mesmo prevenir casos de cancro do colo do útero, só saberemos daqui a 20 anos. Mas se tivesse uma filha, vacinava-a.”
Os dois especialistas participaram nos últimos dias no Congresso Europeu de Oncologia Multidisciplinar 2011, onde um simpósio paralelo debateu a sensibilização da população para este tipo de cancro, uma lacuna bem mais imediata do que a eventual necessidade de alargar a vacinação.
No encontro, os especialistas divulgaram resultados de dois inquéritos realizados em 2008 e 2009 em vários países europeus, Portugal incluído, onde se percebe que a doença ainda é bastante desconhecida e que os doentes sentem necessidade de informação mais clara. Segundo os dados apresentados, 75% dos 7520 inquiridos não conheciam este tipo de cancro e 60% pensavam tratar-se de tumores cerebrais. Mais: apenas 15% sabia que a infecção com o VPH era um factor de risco. Apesar de sintomas como rouquidão ou mudanças na voz serem facilmente associados, outros também comuns como nariz entupido e dor no ouvido só foram reconhecidos por uma minoria. O cenário parece o de uma doença com um impacto mínimo, embora os números evoluam na direcção contraria: é o sexto tipo de cancro mais comum, com mais de 500 mil novos casos por ano e mais de 300 mil mortes associadas em 2008. Os tumores mais comuns surgem na boca, faringe e laringe.
Sem sentido No simpósio, além do debate sobre a melhor forma de passar informação sobre a doença, a grande novidade foi usar o teatro para sensibilizar o público. A peça “Senseless”, com um elenco profissional, pegou nos resultados dos inquéritos para criar um guião realista do que afasta os doentes do consultório. Brian, protagonista de meia-idade, e fumador, está há seis meses com uma tosse estranha e dificuldades em engolir ao ponto de ter passado a comer o mínimo indispensável. Tenta evitar ir ao médico, por prever que o vão proibir de fumar e de beber.
A notícia do cancro, mesmo apoiada por especialista, acaba por ser um choque e uma ideia que nunca lhe tinha passado pela cabeça. Para Lefebvre, mais do que não haver informação disponível por exemplo na internet, o facto de esta ser uma doença que afecta sobretudo homens – mais reticentes na hora de consultar os médicos, poderá explicar o atraso nos diagnósticos e a mortalidade elevada para o número de novos casos anuais. Os resultados do simpósio vão ser agora compilados para criar novas orientações europeias para prevenir a doença, a apresentar no início do próximo ano.
Fonte: Por Marta F. Reis, ionline, 28.09.11

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Quase metade dos jovens europeus já teve relações sexuais desprotegidas com novos parceiros, segundo um estudo hoje divulgado e que vem mostrar uma realidade semelhante à que se passa em Portugal.

O estudo resultou de um inquérito feito a seis mil jovens de mais de 29 países em todo o mundo e, na Europa, uma das principais conclusões é a de que 42% dos jovens tem relações sexuais desprotegidas com novos parceiros.

Em Portugal, alguns inquéritos apontam para que 50% dos jovens tenham relações desprotegidas. “Pode ser por despreocupação, por não apetecer, por álcool a mais”, comenta o obstetra Fernando Cirurgião, director de serviços do Hospital São Francisco Xavier.

Aliás, o estudo internacional hoje divulgado indica que 11% dos jovens que não usam protecção nas relações sexuais justificam o comportamento por estarem alcoolizados ou por esquecimento. O facto de o parceiro não gostar de usar métodos contraceptivos é também referido por 14% dos jovens.

Para Francisco Cirurgião, em Portugal, a elevada percentagem de relações sexuais desprotegidas pode também ser culpa da falta de campanhas de informação e da debilidade da educação sexual nas escolas. “Há muito tempo que não me lembro de ver campanhas de distribuição de preservativos. Torna-se preocupante. Não é pelo facto de ter havido uma campanha há dois anos que é suficiente. Tem de haver campanhas contínuas”, lamenta o médico.

Também a formação em educação sexual nas escolas merece críticas por parte do especialista: “Sem desprestígio de quem lá está, alguns dos professores não têm qualquer formação na área da saúde. Temos mesmo que nos debruçar sobre a educação sexual adequada nas escolas”. Fernando Cirurgião defende ainda a existência e multiplicação de centros de atendimento para jovens, que devem ser independentes dos centros de saúde, para evitar constrangimento e permitir que os mais novos se sintam à vontade.

No estudo multinacional, que teve o apoio de várias organizações não governamentais, quase quatro em cada dez jovens confirmam não ter educação sexual nas escolas.

Mochilas pesadas prejudicam saúde das crianças


As dores de costas são um problema cada vez mais frequente entre crianças e adolescentes e o transporte incorrecto de mochilas escolares demasiado pesadas pode contribuir de forma significativa para este problema. De acordo com Paulo Pereira, coordenador nacional da Campanha Olhe pelas Suas Costas, “é cada vez mais importante sensibilizar os pais e professores para este problema porque os alunos, sobretudo os mais jovens, não se apercebem do peso excessivo das mochilas escolares nem da postura errada que adoptam quando as transportam”. Segundo as recomendações da Campanha Olhe pelas Suas Costas, uma mochila adequada deve: • Ser feita de material leve e resistente • Ter o tamanho igual às costas da criança • Ter costas almofadadas • Ter duas alças almofadadas e fáceis de ajustar • Ter compartimentos para que os materiais escolares sejam arrumados e estabilizados • Não deve pesar mais de 10% do peso do corpo da criança • O ideal seria o uso de mochila com rodinhas quando as crianças a transportam em distâncias significativas em terrenos planos. É também importante que os alunos levem para as aulas apenas o material necessário que precisarem para esse dia da semana.

Uso inadequado de computadores prejudica coluna

Andreia Garcia
A utilização de computadores sem as precauções necessárias pode ser prejudicial à saúde, particularmente no que diz respeito à coluna, alerta a Campanha Olhe pelas Suas Costas.

Uso inadequado de computadores prejudica coluna"Uma postura corporal correcta frente ao computador é a melhor maneira de prevenir dores nas costas e eventuais problemas de coluna e lesões músculo-esqueléticas.

É fundamental, por exemplo, ter em atenção ao posicionamento do monitor do computador que deve estar ao nível dos olhos do utilizador", explica o neurocirurgião Paulo Pereira, coordenador nacional da campanha Olhe pelas Suas Costas.

O pescoço, a parte inferior das costas e os punhos são as zonas do corpo mais afectadas pela utilização inadequada de computadores, especialmente se esta acção for repetida e continuada, por longos períodos.

"É importante que os ombros estejam descontraídos, as costas direitas e os cotovelos e joelhos dobrados em ângulos rectos.

A altura da cadeira deve ser regulada para que os pés possam estar bem apoiados no chão e o ideal é usar uma cadeira que tenha apoio para a parte inferior das costas, ou experimentar usar uma almofada nessa região", aconselha Paulo Pereira.

E acrescenta: "Lembre-se também que é preciso levantar-se pelo menos de duas em duas horas, para uma breve caminhada, por exemplo ir beber água, de forma a promover a actividade dos músculos da coluna e membros inferiores".

A Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral promove, pela 2.ª vez em Portugal, a Semana de Sensibilização para a Coluna, de 10 a 16 de Outubro.

Um estudo, realizado no âmbito da campanha Olhe pelas Suas Costas, indica que sete em cada 10 portugueses sofrem de dores nas costas e 28,4 por cento sentem que a sua actividade profissional já foi prejudicada ou comprometida de alguma forma pelo facto de ter dores nas costas.

Para mais informações consulte o website: www.olhepelassuascostas.com.



Estudo internacional revela que café pode ajudar a prevenir Alzheimer

Lívia Lima
Um estudo realizado em ratinhos, na University of South Florida (USF), nos Estados Unidos, concluiu que o café pode ter efeitos positivos na prevenção da Doença de Alzheimer. Os resultados, que vão ser publicados no Journal of Alzheimer's Disease, apontam para a existência de uma substância presente no café, ainda não identificada, que possui essas propriedades.

Estudo internacional revela que café pode ajudar a prevenir AlzheimerAo analisar ratinhos criados em laboratório com os sintomas de Alzheimer, os investigadores observaram que, a interacção desse composto da cafeína, aumenta os níveis de GCSF (Granulocyte colony-stimulating factor) no sangue - factor responsável por evitar o progresso da doença. Para isso, os pesquisadores dividiram os ratinhos em três grupos: os que ingeriram café com cafeína, os que consumiram café descafeinado e os que ingeriram unicamente cafeína pura. No primeiro caso, o café com cafeína aumentou consideravelmente os níveis sanguíneos de GCSF, resultado não observado em nenhum dos outros grupos. Os investigadores advertem que, no estudo, foi utilizado café de filtro, o que não permite concluir que o café instantâneo demonstre os mesmos resultados.

"O café com cafeína proporciona um aumento natural dos níveis de GCSF no sangue. Não sabemos ainda como isso acontece, mas há uma interacção sinérgica entre a cafeína e determinada substância ainda desconhecida da bebida", diz Chuanhai Cao, Investigador Principal do estudo.

Embora o ensaio tenha sido realizado em animais, os cientistas consideram haver evidência clínica da capacidade protectora do café contra o Alzheimer. De qualquer forma, estudos observacionais em humanos já haviam constatado que a ingestão crónica de café, em adultos e idosos, diminui os riscos de demência e que a cafeína seria a provável responsável por essa protecção. A cafeína reduz a produção no cérebro de uma proteína anormal, denominada beta-amiloide, que, acredita-se, é responsável por causar a Doença de Alzheimer.

Em quantidades moderadas, o café é considerado uma bebida segura. Segundo os investigadores, a ingestão de quatro a cinco chávenas por dia foram suficiente para neutralizar a patologia e a perda de memória nos ratinhos com Alzheimer. Para ser eficiente contra a doença, o consumo pode ter início na idade adulta, entre os 30 e 50 anos, no entanto, o consumo precoce aumenta os níveis de protecção.

"Tanto esta, como inúmeras outras pesquisas sobre este tema, revelam que a cafeína parece melhorar o desempenho cognitivo, em particular, quando a pessoa está cansada, moderando também o declínio cognitivo associado ao envelhecimento. O facto é que a cafeína atenua a comunicação inibitória entre neurónios no córtex cerebral, resultando num efeito globalmente facilitador da excitabilidade neuronal, que está provavelmente subjacente aos efeitos cognitivos agudos benéficos da cafeína", afirma o Prof. Rodrigo Cunha, Director do Departamento de Neurofarmacologia do Centro de Neurociências de Coimbra.

O Programa "Café e Saúde" foi implementado em Portugal, em 2007, pela AICC (Associação Industrial e Comercial do Café) com o objectivo de mudar a atitude dos profissionais de saúde relativamente ao consumo de café. É um projecto de informação, dirigido a profissionais de saúde, que procura esclarecer e desvendar mitos sobre a ingestão do café, reunir evidência científica quanto aos benefícios inerentes ao seu consumo na prevenção de algumas patologias e estimular o conhecimento específico sobre esta temática. Criado pela OIC (Organização Internacional do Café) apoia, actualmente, programas em Portugal, Espanha, Alemanha, Itália, Finlândia, França, Holanda, Rússia e Reino Unido.



Dra. Eduarda Pestana

O consumo de tabaco é a principal causa evitável de doença e de morte prematura. Segundo a Organização Mundial da Saúde, morrem anualmente em todo o mundo cerca de 5 milhões de pessoas por causa do tabaco. Se não forem tomadas medidas, estima-se que morrerão em 2030 cerca de 10 milhões de pessoas.

“Deixe de fumar, por si... e pelos outros”O fumo do tabaco contém mais de 4500 substâncias químicas diferentes com efeitos tóxicos e cerca de 50 com efeitos cancerígenos. A nicotina é a substância que tem propriedades psicoactivas e geradora de dependência. O consumo inicia-se habitualmente na adolescência, por brincadeira, e evolui rapidamente para o consumo regular na idade adulta, difícil de abandonar sem apoio especializado, dado o forte poder aditivo do tabaco.

Estima-se que o consumo do tabaco seja responsável por cerca de 90% da mortalidade por cancro do pulmão, cerca de 30% da mortalidade por outro tipo de cancros, mais de 90% das mortes por Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica, cerca de 30% das mortes por doença coronária e 15% das mortes por doença cardiovascular.

Além dos efeitos do consumo de tabaco na saúde dos fumadores activos, existe evidência científica de que as pessoas expostas ao fumo do tabaco ambiental têm maior probabilidade de contrair cancro do pulmão, doença cardiovascular, bem como patologia respiratória de natureza aguda e crónica.

Sabe-se também que o consumo de tabaco durante a gravidez é lesivo para a saúde do feto e as crianças filhas de pais fumadores têm mais problemas respiratórios e do ouvido médio.



Deixar ou não de fumar

Aproximadamente 80% dos actuais fumadores gostariam de deixar de fumar. Contudo, só um terço deles tenta fazê-lo, e sem ajuda especializada menos de 5% têm sucesso.

A dependência do tabaco é tão forte como qualquer outra dependência de drogas e a nicotina é a substância que provoca a dependência e dificulta a cessação tabágica.

Quase todos os fumadores que tentam deixar de fumar experimentam sintomas de privação. Começam geralmente ao fim de poucas horas, duram várias semanas ou meses e compreendem alguns dos seguintes sintomas: desejo compulsivo de fumar, irritabilidade, frustração, ansiedade, dificuldade de concentração, cansaço, impaciência, insónia, obstipação, aumento do apetite e aumento de peso.

Além da dependência da nicotina, outro dos aspectos importantes quando o fumador quer parar de fumar está relacionado com a motivação para o fazer. A motivação e a dependência estão inter-relacionadas e a chave da intervenção eficaz deve contemplar estes dois aspectos.

Todos os fumadores que querem parar de fumar devem ter acesso a aconselhamento prático e tratamento para a dependência da nicotina.

Nas consultas especializadas, os fumadores dispõem de equipas treinadas com múltiplos intervenientes, com apoio comportamental, terapêutica farmacológica e plano personalizado de seguimento.

Os benefícios de deixar de fumar são imediatos. Passadas algumas horas do último cigarro, inicia-se uma série de benefícios para a saúde, que continuam ao longo dos anos.

Existe uma efectiva diminuição do risco de doença coronária e cerebrovascular, cancro do pulmão, outros cancros e DPOC.

Deixar de fumar reduz a incidência de sintomas respiratórios, tais como a tosse, expectoração e pieira, bem como de infecções respiratórias, como bronquite e pneumonia.

As mulheres que deixam de fumar quando engravidam reduzem o risco de complicações durante a gravidez e durante o parto e têm menos probabilidade de dar à luz recém-nascidos de baixo peso.

O fumador também poupa muito dinheiro. Se fuma habitualmente cerca de 20 cigarros/dia, ao deixar de o fazer poupa mais de mil euros por ano.

A nível económico mundial, os custos que a epidemia do tabaco acarreta são devastadores. Além dos custos em termos de saúde pública para tratar as doenças relacionadas com o tabaco, há que considerar que o tabaco mata pessoas no auge da sua produtividade, privando famílias do seu sustento e nações da sua força de trabalho.

Se quer deixar de fumar, procure ajuda no seu centro de saúde, onde pode ter acesso a uma consulta de cessação tabágica. A maior parte dos hospitais e centros de saúde dispõe desta valência com profissionais especializados para o ajudar.


Deixe de fumar, por si... e pelos outros.


Dr.ª Eduarda Pestana, Vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Tabacologia Fundação Portuguesa do Pulmão



Oiça a Sua Voz, Cuide da Sua Voz, Goste da Sua Voz

Oiça a Sua Voz, Cuide da Sua Voz, Goste da Sua Voz
Dra. Andreia Rodrigues, Terapeuta da Fala
O Dia Mundial da Voz, tem como objectivo a sensibilização para a importância da voz, suas alterações e os cuidados a ter, para manter uma voz saudável.

Dia Mundial da Voz [16 de Abril] » Oiça a Sua Voz, Cuide da Sua Voz, Goste da Sua Voz
O que é a Voz?

Desde sempre, que o homem sente necessidade de comunicar, sendo a voz um dos veículos de transmissão da mensagem, de forma a expormos as nossas ideias com clareza e eficácia. Também constitui um instrumento, relevante na socialização (como factor de estabelecimento das relações), estimulando reacções de interesse, de alegria, permitindo desenvolver afectividade. Pode-se considerar a voz, como o resultado da expressão corporal, dependente do bem estar físico e psíquico do indivíduo.

A voz, deve possuir um conjunto de características (intensidade, altura, duração e ritmo), permitindo um uso adequado e sua percepção agradável aos outros. Quando estas características, se alteram, instala-se um desvio, ou seja, deixa de ser aceite como “normal” se não estiver adequada ao sexo, à idade ou ao contexto sócio-cultural.



Como se produz a Voz?

1º Ao sentir vontade de falar, o cérebro transmite impulsos nervosos aos músculos do sistema respiratório,

2º esses músculos, ao contraírem-se, geram uma determinada pressão sob o volume de ar nos pulmões, que é forçado a subir ao longo da traqueia,

3º chegando à laringe (onde se situam as pregas vocais, formando um V invertido), o ar flui pelas pregas vocais, colocando-as em vibração, gerando um som,

4º esse som é modulado/amplificado, pelas estruturas do tracto vocal (cavidades de ressonância: faríngea, bucal e nasal e estruturas articulatórias, que se movimentam: lábios, língua e mandíbula), originando a voz, como um conjunto de sons da fala.

Qualquer alteração, ao longo desta via, quer seja por motivos estruturais e/ou comportamentais, irá condicionar uma boa qualidade vocal. As alterações da qualidade vocal designam-se por Disfonias.



O que prejudica a Voz?


Tabaco

Existe evidência científica quanto aos efeitos do tabaco na laringe, nomeadamente às alterações morfológicas e funcionais que ocorrem nas pregas vocais e consequentemente originam uma má qualidade vocal. A qualidade vocal vai-se deteriorando, muitas vezes sem que o indivíduo se aperceba, uma vez que esse efeito é gradual.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

É tão humilde este pedido, o seu propósito tão grande, que é impossível não repassá-lo...

É tão humilde este pedido, o seu propósito tão grande, que é impossível não repassá-lo...
Um pequeno pedido... Apenas uma linha...
Querido Deus, rezo pela cura do câncer.
Amém.

cid:1.1805690266@web57802.mail.re3.yahoo.com
Tudo o que você está convidado a fazer é manter esta vela circulando.
Mesmo que seja apenas mais uma pessoa.
Em memória de alguém que você sabe que foi abatido por um câncer ou ainda vive com ele.
Uma vela nada perde pela iluminação...
Por favor, mantenha esta vela circulando.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

LARINGECTOMIZADOS... ¡UNÍOS SANTIAGO DO CHILE

Olá todos os terráqueos, aqui estão as pessoas laringectomia, vindos do Chile para os amigos do mundo da cirurgia de câncer de laringe de língua espanhola, em uma tentativa de estabelecer um meio de comunicação entre aqueles que, na recuperação, temos as mesmas necessidades. Em nosso e-mail você deseja receber tudo, enviar a partir de seus endereços para itens de dados ou achar interessante.
Nós nunca queremos ouvir de volta da família de uma laringectomia a frase:

"Eu não sei onde procurar ajuda"

Nas páginas seguintes poderá encontrar os endereços das instituições que atendem pessoas laringectomia no Chile e na Espanha (somente com quem), a que nós estaremos acrescentando o resto do mundo como você enviá-las para nós. Aproveitar a oportunidade oferecida pela rede de mostrar algo de nosso, o nosso país, o Chile, localizado na esquina do mundo e que reunirá instituições de todo o país. Receber informações sobre atividades, fotos, enfim, tudo o que você deseja enviar nossos companheiros laringectomizados em todo o mundo que queiram dar a conhecer a sua própria através destas páginas.

   
Laringectomia. Endereços no Chile | | Direções Espanhol | Mais endereços em espanhol | espanhol direções Últimas | Dicas | Toma, Lee e Notas.
 
  
Contato para enviar correspondência:
   
Regional Metropolitana CONALACH Diagonal Paraguay 110 7 locais Santiago Centro


 
   
Telefone: 56-2-6346596 Fax: 56-2-6347132 E-mail miske@tutopia.com COORDENADOR: Miguel Martín García
  
  
  

TESTEMUNHO DE UM LARINGECTOMIZADO



«Feito o diagnóstico, tudo se desenvolve num espaço de tempo curto - ou assim deveria ser - sem que por diversas razões sejam feitas perguntas aos profissionais de saúde acerca do período pós operatório e quais as consequências na vida do dia a dia do laringectomizado. O doente, por isso, parte, sem grandes preocupações em relação ao futuro, para uma nova etapa da sua vida, não tendo bem a noção das consequências profundas que tal passo irá significar para a sua vida futura.»

Trata-se de um pequeno excerto do testemunho de Henrique Dominguez para o VIII Encontro de Laringectomizados onde, apesar das dificuldades que refere, salienta: «a força de vontade de cada um para se superar a si mesmo e superar as suas limitações é fundamental.»

ORLANDO M. G. MONTEIRO UM LARINGECTOMIZADO

CONSTACTAÇÃO

lastimo que muito dos dos doentes LARINGECTOMIZADOS não tenham acesso a uma reabilitaçao por falta de comunicação ou informação adequada ou até por falta de motivação.

INFORMAÇÃO DO CANCRO DA CABEÇA E PESCOÇO

Saúde

Cancro da cabeça e pescoço afeta mais homens que mulheres

Esta é uma das conclusões de um estudo do Instituto Português de Oncologia do Porto. No Norte do país, entre 1986 e 2009, havia mais de 7 mil e 300 doentes internados e quase 83 por cento eram do sexo masculino. A médica Ana Ferreira explica que o carcinoma está associado a hábitos de consumo de tabaco e álcool.


http://tv2.rtp.pt/noticias/?t=Cancro-da-cabeca-e-pescoco-afeta-mais-homens-que-mulheres.rtp&headline=20&visual=9&article=478693&tm=2