domingo, 30 de outubro de 2011

LULA DA SILVA TEM CANCRO NA LARINGE


Brasil
Ex-presidente Lula da Silva tem tumor na laringe

O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva foi diagnosticado com um tumor na laringe em exames realizados hoje em São Paulo, diz comunicado do Hospital Sírio-Libanês, citado pelo jornal Folha de São Paulo.

... Destak/Lusa | destak@destak.pt

Segundo o hospital, o ex-presidente começará um tratamento com quimioterapia nos próximos dias.

"O paciente encontra-se bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatório", diz a nota.

Na quinta-feira, o ex-presidente - que, em 2010, terminou sem mandato como o mais bem avaliado da história do Brasil - comemorou seu aniversário de 66 anos.

A noticia foi também hoje anunciada aos chefes de Estado que participam na XXI Cimeira IberoAmericana, que decorre no Paraguai.

O secretário-geral da cimeira, Enrique Iglesias lembrou que o presidente da Venezuela Hugo Chávez também luta contra um cancro: "E agora chega-nos a notícia de que também ao companheiro Lula da Silva foi diagnosticado um cancro na laringe".
 
GRUPO LARINGECTOMIZADOS partilhou uma ligação.
sicnoticias.sapo.pt
O ex-Presidente do Brasil Lula da Silva sofre de cancro da laringe. Isso mesmo foi divulgado hoje num boletim clínico do Hospital Sírio-Libanê, em São Paulo, onde Lula da Silva vai ser sujeito a tratamento de quimioterapia. É uma notícia que está também a marcar a cimeira ibero-americana, com o Pres...

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Mais de 1,8 milhões de órfãos em "situação difícil" em Moçambique, alerta UNICEF



Em Moçambique existem mais de 1,8 milhões de órfãos, dos quais 600 mil cujos pais foram vítimas de VIH/SIDA, estima o Fundo da ONU para a Infância (UNICEF), que considera "urgente" o apoio social aos menores.

O número de órfãos de Moçambique foi hoje avançado pela UNICEF durante a cerimónia de abertura do Seminário Nacional sobre Cuidados Alternativos, que decorre em Maputo durante os próximos 15 dias.
"A maior parte destas crianças vive em situação de vulnerabilidade. No país, 15 mil crianças vivem em 155 centros por tempo indeterminado. A maioria dos centros carece de condições mínimas de higiene e segurança", disse Jesper Morch, representante da UNICEF.
No seu discurso, a ministra da Mulher e Ação Social de Moçambique, Iolinda Cintura, afirmou que "nos últimos anos, vai aumentando, dia após dia, o número de crianças vivendo em situação difícil", devido a problemas de orfandade e pobreza.
"Para garantirmos assistência social às crianças, o Governo tem privilegiado o atendimento na família e na comunidade, deixando o atendimento institucional como última alternativa para as situações que não encontram acolhimento na família própria ou substituta", disse a ministra.
Nos últimos anos, o Ministério da Mulher e Ação Social (MMAS) moçambicano identificou mais de 31 mil crianças em situação de vulnerabilidade e encaminhou para famílias próprias ou substitutas cerca de 8.200.
"Ao nível de atendimento institucional, funcionam no nosso país 175 centros de acolhimento e infantários, albergando mais de 31.971 crianças em situação difícil", revelou Iolanda Cintura.
A ministra afirmou ainda que as crianças que estão em Centros de Acolhimento podem "ver o seu futuro comprometido".
"No Centro de Acolhimento, as crianças encontram um lar, um abrigo, mas não têm afeto, o carinho, e o convívio familiar, ambiente necessário e imprescindível para a sociabilização da criança", disse.
O Seminário Nacional Sobre Cuidados Alternativos tem como objetivo a uniformização de intervenções no âmbito da integração de crianças e é destinado a técnicos dos serviços sociais moçambicanos.
Lusa

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Pacientes laringectomizados que se recuperam "menores níveis de depressão" a voz


A dissertação pelo psicólogo Edward Vidaurreta Zubiri indica que "pacientes laringectomizados que recuperar a voz" reduzir significativamente os níveis de depressão ", um trabalho que estudou a forma como essas pessoas vivem que começar o processo de aprendizagem para adquirir a voz esofágica, até mínimo de habilidades de comunicação oral.
"Conseqüências psicológicas da laringectomia total: Ansiedade e depressão antes e depois de aprender erigmofónica voz" a dissertação foi orientada pelos Professores Rufus e Milagros Agnes Gabari Pollan Gambart, Departamento de Psicologia e Pedagogia da UPNA, e tem obtidos cum laude. Zubiri Eduardo é graduado em Psicologia (Universidade de Salamanca, 1981) e Terapeuta Language (Universidade de Salamanca, 1983), conforme relatado pelo UPNA em uma nota.
Laringectomia total (procedimento cirúrgico para remoção da laringe) implica grande impacto sobre aqueles que sofrem por causa das conseqüências da intervenção e da doença, não só na imagem corporal e comunicação, mas também aspectos emocionais, tais como aumento ansiedade e depressão.
O psicólogo Edward Zubiri salientou que "a perda da voz é a conseqüência mais óbvia de laringectomia total e, portanto, é dada especial atenção à recuperação ea capacidade de falar."
O objetivo principal de sua tese foi determinar como o aprendizado influencia erigmofónica voz (ou esofágica) nas respostas de ansiedade e depressão em pacientes com laringectomia total. O estudo comparou dois momentos: antes de aprender a voz erigmofónica e tendo adquirido um nível mínimo de conversa.
O estudo envolveu 40 laringectomomizados total de pacientes da Associação dos Laringectomizados Navarra (34 pacientes) e do Hospital de San Pablo e Santa Cruz de Barcelona (6 pacientes), com média de idade de 61,35 anos. O paciente mais jovem tinha 44 anos eo maior 89, enquanto 87,5% dos casos foram localizados na faixa de 50 a 69 anos. 95% eram homens e fumantes.
RESULTADOS DO ESTUDO
A primeira constatação foi que 82,5 por cento dos pacientes laringectomizados não mostrou significativo nível de ansiedade quando eles estavam indo para começar a aprender erigmofónica voz, apenas 7,5 por cento excederam o tribunal indicado a existência de altos níveis de ansiedade.
No caso da depressão, no início de níveis de aprendizagem foram ligeiramente superiores, como 12,5 por cento no caso de ultrapassar o indicador de corte de depressão. "Nós encontramos diferenças significativas nos níveis de depressão antes e depois de aprender erigmofónica voz, de modo que podemos dizer que o domínio da voz erigmofónica reduziu os níveis de depressão em pacientes laringectomizados 'Zubiri observou.
Em estudos anteriores, a perda da voz foi considerada um fator que aumentou os níveis de ansiedade e depressão. No trabalho desenvolvido pelo Dr. Zubiri tem sido demonstrado que a perda da voz assumiu um sentimento de inadequação por 50 por cento dos pacientes, mas apenas 25 por cento é o que incomoda a maioria após laringectomia.
"A percepção de que os próprios pacientes têm sobre a qualidade e funcionalidade da nova voz adquiridos são variáveis ​​que influenciam os níveis de depressão, mas não em ansiedade. Considere o fato de que seu discurso não é funcional e de boa qualidade, especialmente em comparação com a voz laríngea que tinham antes, não produz um aumento significativo nos índices de ansiedade, mas a depressão ", frisou.
Outra contribuição desta pesquisa foi definir o perfil do paciente que não conseguiu reduzir o seu nível de depressão ", em que há realmente fatores associados com a voz, mas também os outros e não podemos determinar a importância relativa de cada um ' .
Em particular, é um paciente que tenha aprendido a falar com dificuldade, e que custou mais de seis meses, e não se sente nada satisfeito com sua nova voz.
A pesquisa mostrou que pacientes viúvos ou solteiros maiores escores em depressão. De acordo com Zubiri, o apoio da família, companheiro, filhos, etc. é um fator importante na estabilidade emocional dos pacientes.
Desde 1984, Zubiri trabalha no Centro de Psicologia da Linguagem e ETHOS Pamplona Psicoterapia Psicanalítica e é um professor de voz ensino na erigmofónica Associação Laringectomizados Navarra. Ele também ensinou ensino universitário e professor, coordenador do Curso de Especialização em Distúrbios Audição e da Fala e Linguagem.
Mais informações sobre
Laringectomizados Navarra Association, Centro de conseqüências psicológicas, Curso de Especialização, Eduardo Zubiri Vidaurreta, ETHOS, Hospital de San Pablo, Ines Gabari Gambart, linguagem, fala, Milagros Pollan Rufo, pamplona, ​​Educação, Perturbações audiência, Psicoterapia Psicóloga, psicoterapia, Santa Cruz de Barcelona, ​​Universidad de Salamanca, UPNA

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

O QUE FAZER QUANDO O DOENTE É O MÉDICO

Na série "Sobreviventes" vamos hoje acompanhar a luta de um médico contra um cancro que lhe ameaçava a vida. Sollari Allegro era administrador do Hospital de Santo António quando lhe foi diagnosticado um tumor do recto com metástases pulmonares. Durante um ano uma equipa da SIC acompanhou os tratamentos e ouviu depoimentos inéditos. Para ver segunda-feira, no Jornal da Noite.
Sollari Allegro descobriu quase por acaso que corria sérios riscos de vida. O médico do Hospital de Santo António tinha um cancro do recto com metástases pulmonares.


http://videos.sapo.pt/R4uVdPz7pqD4SO2bzQu5

sábado, 8 de outubro de 2011

PARA RIR E FICAR BEM DISPOSTO

Sabes quantos tipos de animais tem o teu carro?



Tem 4:

    • Porcas nas rodas.
    • Cavalos no motor.
    • Macaco na mala.
Descrição: C7843A86-97A2-4590-9F1F-2285375B8961
    • E um burro ao volante...

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

POR QUE PARAR DE FUMAR?



  Para incentivar os fumantes, especialmente os jovens, ...de parar de fumar, estão listados abaixo nove razões válidas declarou pela Sociedade Americana do Câncer.

Dentro de 20 minutos

• normaliza a pressão arterial
• normalizar os batimentos cardíacos
• voltar à temperatura normal das mãos e pés
Dentro de 8 horas

• diminui o nível de dióxido de carbono no sangue
• normaliza o nível de oxigênio no sangue
DENTRO DE 24 HORAS

• diminui o risco de ataque cardíaco
DENTRO DE 48 HORAS

Terminações nervosas começam a regenerar •
• aumentar os sentidos do olfato e paladar
Dentro de 72 horas

• relaxar os brônquios, facilitar a respiração
• Aumenta a capacidade pulmonar
De 2 semanas. 3 MESES

• melhora a circulação
• caminhar torna-se menos e menos cansativa
• aumento de 30% na função pulmonar
3 a 9 meses

• diminuir a fadiga, falta de fôlego sinusite e tosse
• aumenta o nível de energia global
Dentro de 5 anos

• A mortalidade por câncer de pulmão para o fumador médio (um maço por dia) caiu de 137-72 por cem mil pessoas. Depois de 10 anos para 12 por cem mil que é a norma.
Dentro de 10 anos

• células pré-cancerosas são substituídas
• diminui o risco de outros tipos de câncer: boca, laringe, esôfago, bexiga, rim e pâncreas.
• diminui o risco de ataque cardíaco.
Se isso não for suficiente para fazer você mudar de idéia, assista a este vídeo, você vai estar convencido de que vale a pena parar:

Aqui está o que acaba em seus pulmões depois de fumar 10 cigarros por dia durante 20 dias ...


http://youtu.be/seqIyXvmvhY
V

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Apple perdeu "um génio visionário e criativo" morreu ontem aos 56 anos vitima de cancro do PANCREAS

Morreu Steve Jobs, co-fundador da Apple



Steve Jobs, fundador da Apple e criador de produtos como o Macintosh, o iPad ou o iPhone, morreu na quarta-feira aos 56 anos de idade, anunciou a empresa Apple, citada pela agência AFP.

Estamos profundamente tristes por anunciar que Steve Jobs faleceu hoje", indica um curto comunicado do conselho de administração da Apple. O criador do iPhone sofria de problemas de saúde há já vários anos.
As homenagens multiplicaram-se nas últimas horas, abrangendo os vários quadrantes, desde o mundo político ao económico, passando pelas personalidades da música e do cinema.
O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, colocou Steve Jobs "entre os maiores inovadores norte-americanos".
Barack Obama enalteceu "o espírito de engenho norte-americano", e salientou que a sua criatividade "mudou a forma como cada um de nós vê o mundo".
Tim Cook, diretor geral da Apple disse que a empresa "perdeu um visionário e um criador de génio, e o mundo perdeu um ser humano incrível. (...) Steve deixou uma empresa que só ele poderia ter construído, e o seu espírito será sempre a base da Apple".
Mark Zuckerberg, criador do Facebook, escreveu na sua página desta rede social: "Steve, obrigado por seres um mentor e um amigo. Obrigado por mostrares que o que construíste consegue mudar o mundo. Vou ter saudades tuas".
Bill Gates, fundador da Microsoft, disse que "o mundo vê raramente pessoas que têm uma influência tão importante quanto a que Steve teve. Os seus efeitos serão sentidos por muitas gerações futuras".
G. S. Choi, CEO da Samsung Electronics, afirmou que "o seu espírito inovador e realizações notáveis ficarão na memória nos quatro cantos do mundo".
O presidente do México, Felipe Calderón, considerou que Steve Jobs deixa um legado de "luta, inspiração e criatividade".
Michael Bloomberg, presidente da Câmara de Nova Iorque, salientou que "esta noite a América perdeu um génio, que será lembrado como Edison e Einstein, cujas ideias irão moldar o mundo durante várias gerações."
O ator e ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, observou que "Steve viveu o sonho californiano, mudou o mundo e inspirou-nos a todos".
Robert Iger, diretor geral da Walt Disney, comentou que "o seu legado vai além dos produtos que criou e das atividades que desenvolveu. A sua herança manifestar-se-á nos milhões de pessoas que inspirou, nas vidas que mudou, na cultura que definiu".
A atriz Eva Longoria descreveu Steve Jobs como um "inspirador para todos e um visionário criativo para o mundo inteiro".
O realizador Spike Lee também se referiu ao co-fundador da Apple nos mesmos termos: "Um visionário vê as coisas que os outros consideram impossíveis, imagina o mundo que os outros não conseguem imaginar".
Entretanto, o portal chinês "Sina" criou uma página de tributo a Steve Jobs com um banner com a assinatura "To live is to change the world" ("Viver é mudar o mundo").
O site está a reunir comentários do seu microblogue "Weibo", onde muitos cibernautas têm inserido fotos e vídeos de Steve Jobs.
A morte de Steve Jobs provocou um fluxo ininterrupto de reações dos fãs nas redes sociais Twitter e Facebook.
Poucos minutos depois do anúncio da morte, Steve Jobs tornou-se uma "tendência" do Twitter. Três horas depois, as palavras-chaves "ThankYouSteve" e "RIP Steve Jobs" (Rest in peace, Repose en paix) eram as mais frequentes.
Casado com Laurene Powell desde 1991, Jobs deixa quatro filhos, um dos quais de um relacionamento anterior.
Congresso no Porto debate prevenção da doença

Cancro matou 42 mil portugueses em 2010

Cerca de 42 mil portugueses morreram de cancro em 2010, um aumento de 20 por cento em relação a 2009, revelou esta quinta-feira a organização de um congresso que vai debater, no Porto, a prevenção oncológica e os direitos dos doentes
"A tendência será aumentar devido ao envelhecimento da população e às mudanças nos estilos de vida", acrescenta o Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa contra o Cancro (LPCC), organizadora do encontro que se realiza na sexta-feira e no sábado na Fundação Cupertino de Miranda, no Porto.
Numa altura em que foram anunciados cortes na saúde, a Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Norte pretende com este congresso alertar para a necessidade urgente da intervenção política de modo a assegurar os direitos dos doentes (acesso aos rastreios, um melhor tratamento e acessibilidade).
"Há que fazer contenção em muitas situações, mas é impensável que em relação aos doentes, e nomeadamente aos doentes oncológicos, sejam tomadas medidas que diminuam a capacidade de intervenção dos profissionais de saúde em todas as situações. Há que assumir uma atitude clara por parte da classe política e sobretudo pelo Governo", sustentou Vítor Veloso, presidente do Núcleo do Norte da LPCC.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Impacto da Laringectomia Total

  • Imagem Corporal ( 1 itens )
  • Autoestima ( 1 itens )
  • Dificuldades dos Laringectomizados ( 4 itens )
    A maior parte dos laringectomizados preocupa-se com a sua doença e exibe com frequência humor pessimista e depressivo, para além de ansiedade, instabilidade emocional, baixa auto-estima, desajustamento social, familiar e problemas profissionais. (DIAS; DUQUE; SILVA, 2002:15).
    Em seguida, serão abordados dois temas em que os laringectomizados mais revelam dificuldades – a Reinserção Social e A Obtenção dos Materiais Específicos para Laringectomizados – e qual o Papel dos Profissionais de Saúde no Apoio ao Laringectomizado.
  • Relações Sociais ( 1 itens )
  • Alterações às NHB ( 8 itens )
    De acordo com o Modelo Teórico de Enfermagem de Virgínia Henderson, o ser humano forma um todo complexo que apresenta catorze Necessidades Humanas Básicas. A função do enfermeiro é a de “…suprir, no doente, aquilo que lhe falta para ser completo, total ou independente”, como refere Henderson (citada por ADAM, 1994:40), ou seja, substituir o doente devendo a sua intervenção centrar-se na origem da dependência do utente, que advém da ausência de força, de vontade ou da falta de conhecimentos. O objectivo do enfermeiro é a satisfação das necessidades do utente, a curto prazo, e a recuperação da independência a médio e a longo prazo. (ADAM, 1994:41).
    Dessas catorze Necessidades Humanas Básicas, serão seguidamente abordadas com maior profundidade as que considero estarem mais afectadas após uma Laringectomia Total. Essas necessidades são: a Comunicação; a Respiração; a Alimentação; a Eliminação; a Sexualidade; a Higiene; o Sono/Repouso; e o Lazer.
  • Adaptação LT ( 1 itens )

terça-feira, 4 de outubro de 2011

I Congresso Nacional de Prevenção Oncológica


Clique para aumentar/diminuir
Dias 7 e 8 de Outubro realizam-se, respectivamente, o I Congresso Nacional de Prevenção Oncológica e o I Congresso dos Direitos dos Doentes Oncológicos. O evento, que decorrerá no Porto, na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, é organizado pelo Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro e tem como lema: «Prevenção, Inovação Científica e Humanização».


Programa:

Dia 7 de Outubro de 2011, sexta-feira

I Congresso Nacional de Prevenção Oncológica

“Melhor que Tratar é Prevenir”
8:00 - Abertura do Secretariado

8:30 - Prevenção do Cancro “O Papel do Estado e da Comunidade”

- Prevenção do Cancro e Direitos Constitucionais
- O Papel do Estado
- Sociedade Civil e os Meios de Comunicação Social

10:00 - Fórum: Prevenção do Cancro “Quando, Como e Onde Começar???”

11:15 - Coffee Break

11:30 - Sessão de Abertura

11:45 Prevenção Primária “Informar para Prevenir…Prevenir para Viver”

- Prevenção e Estilos de vida Saudáveis: Mitos e Realidades
- O papel da Alimentação “ Prevenção de Garfo e Faca” - da teoria à prática culinária
- Cozinha ao vivo

13:00 - Intervalo para Almoço

14:30 Prevenção Secundária “Rastreio e detecção precoce como solução”

- Cancro de Mama “Observação regular e Rastreio”
- Cancro de Pele “Exposição Moderada e Observação Constante”
- Cancro do Colo do Útero “Vacinação, Rastreio e Promoção de uma sexualidade saudável”

15:30Genética Preventiva “Papel dos biomarcadores moleculares e genéticos na epidemiologia do Cancro: do laboratório à prevenção”

16:00 Prevenção Terciária “Humanização dos Cuidados e Qualidade de Vida”

- Cuidados Paliativos “A Qualidade de Vida como Objectivo”
- Psico-Oncologia “Viver mais e Melhor”


17:00 - Coffee Break

17:20Prevenção Quaternária “Os limites e os excessos interventivos”

18:00 – Encerramento do Congresso


Dia 8 de Outubro de 2011, sábado

I Congresso Nacional dos Direitos dos Doentes Oncológicos

"Pela igualdade de acesso aos melhores cuidados de saúde”
8:00 - Abertura do Secretariado

9:00 Relacionamento Terapêutico

- Relação Médico-Doente “ As palavras como Medicamento”
- Relação Doente-Médico “Harmonia desarmoniosa”
- Discussão Pública

10:30 - Coffee Break

11:00 Terapias Farmacológicas Inovadoras “Liberdade e acessibilidade a tratamentos de qualidade”

-“O ponto de vista Político”
- “O ponto de vista Médico”
- “O ponto de vista Farmacológico”
- “O Ponto de vista do Doente”


12:30 – Intervalo para Almoço

14:30Farmacociência em Medicina Oncológica “ A Ciência e a Inovação em Oncologia”

Da primeira molécula ao doente: um longo processo
- Tratamentos médicos experimentais “A ciência ao Serviço do Doente”
- Ponto de Vista Médico
- Ponto de Vista do Doente

16:00 - Coffee Break

16:30 - A Ciência da Humanização

- Direitos e Deveres do Doente
- Dignidade Humana e Tratamento Hospitalar

17:30 – Encerramento do Congresso








Inscrição:
Gratuito - Doente Oncológicos, Sócios, Voluntários e Colaboradores da LPCC-NRN;
10 € - Alunos do Secundário; Estudantes Universitários; Voluntários em Geral;
20 € - Profissionais de Saúde e População em Geral.
As Inscriçoes podem ser feitas através de prevencao.direitosdoentes.lpcc@gmail.com e são obrigatórias
A ficha de inscrição está disponível AQUI.

Para mais informações:
Telf. +351 22 542 06 89
Fax + 351 22 542 06 89
Telm. + 351 91 651 16 91
prevencao.direitosdoentes.lpcc@gmail.com
http://www.ligacontracancro.pt

A AMIZADE NUA E CRUA!!!!!!!

AMIGOS..



Um sábio disse:

a riqueza de um ser humano se mede pela quantidade e qualidade dos amigos que tem.
Obrigado por fazer parte da minha fortuna
.

Teste simples de Alzheimer!

Teste simples de Alzheimer!

Podes fazer sem receio. Se der positivo sempre podes ir ao médico e começar o tratamento. Se der negativo, e te lembrares, podes-me convidar para lanchar...

Completa mentalmente as palavras seguintes:
...
_ARALHO

_INETE

_UNHETA

_ERDA

POR_A

F_DA

CO_A

Pronto? Agora sem batota confere as respostas:

BARALHO

SINETE

CUNHETA

PERDA

PORTA

FADA

COLA

Pensas-te noutra coisa? Calma, isso só prova que não tens Alzheimer. É mente suja mesmo.

Cada sorriso dá mais um ano de

 

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

APOIO AO DOENTE ONCOLÓGICO

TESTEMUNHOS: QUEBRAR O SILÊNCIO


Testemunhos: A página da Liga Portuguesa Contra o Cancro tem continuado a receber dezenas de testemunhos de pessoas que partilham a sua experiência de doença oncológica. Este espaço de partilha de histórias de força e de coragem tem-se revelado numa forma de apoio importante para outras pessoas que estão neste momento a viver uma situação de cancro. Em www.ligacontracancro.pt poderá continuar a ler estes e outros testemunhos, bem como partilhar a sua experiência.

António, 56 anos, Cancro da Mama
“(...) Eu tive Cancro de Mama. Sou homem. Pois é, sou homem. Este não é um problema só de mulheres. Não são só as senhoras que sofrem deste mal. Digo, sinceramente, que quando fiz o primeiro alerta sobre a forma, algo estranha, como o meu mamilo estava a desenvolver, e me foi dito para estar descansado que não era nada de preocupar, eu fiquei descansado. Aliás, por essa altura, e estamos a falar, mais ou menos, de 4 anos antes da data da operação, e quando estava numa consulta de Dermatologia, eu, porque sempre me interessei pelos assuntos de saúde em geral, e é óbvio, pela minha em particular, tinha que fazer a pergunta ao médico que me estava a consultar (...) Quero dizer-vos que ao longo dos 4 anos que entremeiam, entre o meu primeiro alerta e o diagnóstico final, eu, mais que ninguém, tenho as minhas culpas, e por isso já fiz várias vezes o reconhecimento da “mea culpa”. Meu Deus, eu olhava todos os dias para o meu corpo, eu via o estado em que estava o meu mamilo (...) Não sejam como eu. Ao mínimo sinal, quando acharem que algo não está bem, queixem-se. Mas façam-no com veemência. Nos dias que correm, todo o cuidado é pouco. Um mês, uma semana, um dia, poderão ser tarde demais (...)”.
Ana Cristina, 45 anos, Cancro da Mama

“Sou uma mulher de entre tantas que, de um momento para o outro, sentiram a sua vida virada do avesso ao ser-me diagnosticado um cancro na mama. Tinha 39 anos, não fumadora, mas "ele" aí estava sem pedir licença. Fundamental para mim, para a minha cura foram o apoio e carinho sentido pela família e amigos. Ir partilhando com eles, sobretudo os passos prévios à mastectomia deu-me uma força enorme e também uma confiança grande de que tudo iria correr `BEM`. Aprendi a viver cada dia com aquilo que cada dia me trazia, lágrimas, tristeza mas também paz, alegria, serenidade. Confiei no médico maravilhoso que me acompanhou. Reconheci o valor das pequenas rotinas. Sobretudo sinto-me mais compassiva com aqueles e aquelas que como eu lutam nesta doença e noutras. Fundamental é prestar atenção aos sintomas, o não deixar arrastar uma consulta, um diagnóstico. Fundamental é permitir que os outros familiares, amigos, nos ajudem a caminhar por esta etapa. Faz toda a diferença!”