domingo, 27 de novembro de 2011

Seis mil jovens pediram ajuda para deixar de fumar

Seis mil jovens pediram ajuda para deixar de fumar

Em menos de meio ano, seis mil jovens portugueses procuraram ajuda para deixar de fumar, através de uma plataforma da Internet que funciona como um médico virtual que avalia o grau de dependência e faz o acompanhamento do fumador.
Trata-se de uma campanha da Comissão Europeia, Os Ex-fumadores são Imparáveis, lançada em Junho, e que "tem vindo a registar um forte impacto na população europeia, nomeadamente nos mais jovens", afirmam os promotores da iniciativa, que hoje apresentam o balanço dos primeiros cinco meses de campanha.  
Os dados revelam que mais de 1 milhão de europeus dos 27 estados membros acederam às páginas da campanha no facebook e mais de 151 mil registaram-se na plataforma iCoach (www.exsmokers.eu.)", desde Junho. 
"Trata-se de uma plataforma inovadora que analisa o estado de dependência do fumador e providencia um acompanhamento permanente com conselhos práticos que resultam em estímulos efectivos para deixar de fumar", explica em comunicado o gabinete da Comissão Europeia em Lisboa. 
Em Portugal, as redes sociais foram um veículo privilegiado e a campanha chegou a milhares de fumadores, especialmente os mais jovens, tendo para isso contribuído também estratégias de divulgação em escolas e universidades.
Assim, em apenas cinco meses registaram-se na plataforma um total de 5.882 portugueses, o que equivale a 4% do total dos europeus que aderiram a este novo método de ajuda para deixar de fumar (total de 151.293 utilizadores registados nos 27 estados membros). 
No que a Portugal diz respeito, 70% dos fumadores que procuraram esta ajuda são jovens entre os 18 e os 35 anos e 20% têm 35 e 55 anos.  Nestas duas faixas etárias Portugal apresenta maiores valores face à média europeia. Em contrapartida, na faixa dos 18 aos 25 anos Portugal tem menos fumadores do que a média europeia. 
O estudo avaliou ainda as diferenças entre os aderentes ao programa, em Portugal, por género, formação escolar e ocupação: 59% dos portugueses são do sexo masculino (a média europeia é de 56%), 67% têm emprego (a média europeia é de 61%), 14% estão desempregados (9% na Europa) e 11% são estudantes (a média na Europa é de 14%). 
A campanha "Os ex-fumadores são imparáveis" continuará até 2013, com o objectivo de ajudar as pessoas, sobretudo jovens, a deixarem de fumar ou a continuarem afastadas do tabaco, tornando-se "imparáveis numa vida livre
de fumo".   A ajuda é gratuita e o site contém relatos de ex-fumadores, histórias pessoais inspiradoras para quem quer deixar de fumar. 

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Avanço do documentário The Journey

The Journey


Aqui você pode ver o progresso do documentário "The Journey" , produzida pela Fundació Josep Laporte e AEAL, Associação Espanhola de Atingidos por linfoma, mieloma e Leucemia , e viu a luz, por ocasião da celebração do Dia Mundial do Câncer em 04 de fevereiro de 2011. Este documentário foi feito durante o curso de um cruzeiro no Adriático, que teve lugar em maio passado de 2010, organizado pela AEAL para pacientes com câncer e suas famílias. O filme está estruturado em cinco portos , cada porto que o navio foi docking corresponde a uma fase da doença em cada paciente, família e profissionais compartilharam seus conhecimentos e experiências contadas em primeira pessoa. "O Crossing " diz como eles têm experiência e superar cada uma dessas etapas: diagnóstico, a aceitação da doença, tratamento, voltar ao normal ea experiência da sobrevivência.

SLIDESHOW DO GRUPO LARINGECTOMIZADOS DO IPO DE LISBOA MovAplAr

Grupo Laringectomizados Slideshow: Orlando’s trip from Lisbon, Estremadura, Portugal to Brasilia, Federal District, Brazil was created by TripAdvisor. See another Brasilia slideshow. Take your travel photos and make a slideshow for free.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

UMA PROFESSORA BRASILEIRA VITIMA DO TABACO

Olá amigos,

Este blog foi pensado como um ESPAÇO COLETIVO DE REGISTROS DE EXPERIÊNCIAS DE PESSOAS E AMIGOS DE PESSOAS, QUE SE ENCONTRAM NA CONDIÇÃO DE LARINGECTOMIZADOS e daí o nome PORTAL DE COMUNICAÇÃO.
Pretende ser COLETIVO no sentido de trazer OUTRAS VOZES E LINGUAGENS possíveis, podendo ser NOTÍCIAS e /ou PUBLICAÇÕES importantes, RELATOS PESSOAIS, DÚVIDAS , ANGÚSTIAS e CONQUISTAS.
Aproveito a oportunidade para CONVIDAR A TODOS OS INTERESSADOS NO ASSUNTO para participar desta CONSTRUÇÃO COLETIVA.
O material para postagem deverá ser encaminhado para o e-mail : sandrambaldo@hotmail.com.
Um abração no coração de todos vocês!!!

SANDRA

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Concurso de Desenho e Composição “Fumar, Porque Não se Deve Fazer?”

Mais noticias

LPCC lança Concurso de Desenho e Composição “Fumar, Porque Não se Deve Fazer?”


O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC.LPCC) lança no dia 17 de Novembro, Dia Mundial do Não Fumador, a XIV Edição do Concurso de Desenho e Composição “Fumar, Porque Não se Deve Fazer?”

Trata-se de uma iniciativa dirigida a todos os alunos das escolas da Região Centro do país, que estejam matriculados, no ano lectivo 2011/2012 no 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico. O concurso terá inicio formal no Dia Mundial do Não Fumador (17 de Novembro de 2011) e término no dia 31 de Maio de 2012 (Dia Mundial Sem Tabaco). 

O projecto Concurso de Desenho e Composição “Fumar, Porque Não se Deve Fazer?”, tem como principais objectivos: sensibilizar os alunos, agentes educativos e toda a comunidade escolar para a problemática do tabagismo e cancro do pulmão; actuar ao nível da prevenção do tabagismo e das doenças oncológicas associadas a este hábito, em contexto escolar, por forma a diminuir a incidência do consumo de tabaco e a incidência do cancro; actuar ao nível da cessação tabágica, em contexto escolar, contribuindo para a diminuição da prevalência dos fumadores e risco de desenvolvimento de cancro; e sensibilizar os pais para os malefícios do tabagismo, contribuindo para a diminuição do consumo de tabaco nos mesmos e tornando-os agentes activos nos esforços de prevenção do tabagismo entre os jovens.

O consumo de tabaco é uma das principais causas de morte evitável e a principal causa de morte prematura nos países industrializados.

Como confirmam vários estudos epidemiológicos, parece existir uma associação entre o consumo de tabaco e uma maior probabilidade de se virem a contrair numerosas doenças, em particular o cancro em diversas localizações, doenças do foro respiratório e do aparelho circulatório.

Sabe-se hoje que este hábito é um importante factor de risco não apenas para o cancro do pulmão mas, também, para uma diversidade de outros tipos de cancro, por exemplo, cancro da cavidade oral (lábios, boca, língua), laringe e faringe; cancro do esófago; cancro do pâncreas; cancro da bexiga e rins e cancro do colo do útero.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 90% dos fumadores iniciam o consumo de tabaco entre os 5 e 19 anos de idade, ou seja, em idade escolar. Na União Europeia, o pico da iniciação tabágica ocorre entre os 12 e os 14 anos.

Tal facto demonstra a grande responsabilidade da escola e dos professores na luta contra o tabagismo, pelo que a escola é considerada o meio privilegiado para desenvolver acções preventivas. O princípio subjacente às acções de sensibilização é o de que toda a criança deve aprender desde cedo os males causados pelo consumo de tabaco ou contacto com o fumo do cigarro.

Educar e sensibilizar sobre a problemática do tabagismo em contexto escolar revela-se fundamental para a promoção de comportamentos saudáveis nos alunos, sendo o primeiro passo para evitar a dependência do tabaco.

Se metade dos fumadores deixar de fumar nos próximos 20 anos, evitar-se-ão cerca de 400 milhões de mortes.

Deste contexto, o NRC.LPCC pretende uma aproximação ao ensino no que se refere aos esforços de sensibilização para a problemática do tabagismo e sua prevenção, procurando uma actuação conjunta ao nível da prevenção primária do cancro.


voltar

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

MAIS UM ANO...

ESTE ANO O ALMOÇO DE CONFRATERNIZAÇÃO DOS "A.B.E." (EX-ABB), REALIZOU-SE A 29 DO PASSADO MÊS NUM CONCEITUADO RESTAURANTE LISBOETA. QUEM LÁ ESTEVE GOSTOU. MAIS UMA VEZ ESTA EQUIPA ORGANIZADORA GANHOU!! COM A VALIOSA E HABITUAL COLABORAÇÃO DO FOTÓGRAFO DE SERVIÇO, E NOSSO AMIGO ANJOS FERREIRA, AQUI, PARA MEMÓRIA FUTURA, FICA A FOTO DE GRUPO. CLARO QUE O NOSSO AMIGO HIPÓLITO ALÉM DE ENVIAR A FOTO PARA PUBLICAÇÃO FEZ O FAVOR DE ENVIAR TAMBÉM OS NOMES DE TODOS OS PRESENTES NESTE EVENTO. AQUI ESTÃO OS NOMES DE TODOS OS "COMILÕES" Em cima da esq/dir.Fernando Hipólito,Alfredo Pereira,João Canilho,Américo Carreira,Aníbal Matos,Carlos Novo,Manuel João Ferreira,José Maria Araújo,Jorge Barbosa,Fernando Azevedo,José Serralha,Carlos Félix,Benvinda Leitão,João Leitão (podem reconhecer pelo chapéu),Vera Leitão,Francisco Maia,Fernando Nacho,João Manuel Fonseca,Joaquim Calado,Francisco Rosado,Eduardo Ferreira,Amilcar Veiga,José Rosado, Armando Mendes,Fernando Ferreira,Carlos Aleixo,Manuel de Sousa,João Coelho Nobre,Luís Jorge Silva,Fernando Perfeito,João Correia,António Pedro Faria e Helena Bastos. Ao centro.Rui Figueiredo,Manuela Figueiredo,Maria Manuela Ludovice Rego,Ana Maria Silva,Maria Helena Monteiro,Isabel Hermano e Pedro Faria. Em baixo.Carlos Arnaut,António Anjos,Nuno Ferreira,Abílio Fernandes,Manuel Ribeiro,Luís Ribeiro,Maria José Barros,Ulisses Silva,Andrea de Sousa,Fernando Bivar,Artur Neves,Carlos Fernandes e Manuel Canilho. Estiveram presentes ,mas não constam da foto:Victor Ferreira,Henriqueta Ferreira,Maria Ligia Matos,João Matos, João Manuel Canilho e Mário Mendonça. Breve haverá mais. Abraço F.Hipólito BREVEMENTE ESPERAMOS PUBLICAR MAIS FOTOS DESTE ENCONTRO "

Apresentação do livro: «O Essencial sobre Tabagismo para Médicos»

Apresentação do livro: «O Essencial sobre Tabagismo para Médicos»


Clique para aumentar/diminuir
Fumar durante a gravidez está associado ao aumento de risco de tensão arterial elevada quando o bebé atinge a idade adulta, a risco de obesidade na infância e de estado portador de bactéria que provoca infecção bacteriana invasiva, refere o livro «O essencial sobre tabagismo para médicos», que vai ser lançado no Dia Nacional do Não Fumador, 17 de Novembro, às 09h00, no Hospital de Braga.

Composto por 11 capítulos, escritos por especialistas de diversas áreas, que fazem a abordagem do problema do tabagismo na perspectiva do acompanhamento médico, o livro «O essencial sobre tabagismo para médicos» é editado por José Precioso, Manuel Macedo, Catarina Samorinha e Carolina Araújo.

O livro será apresentado pelo Prof. Dr. António Araújo, Presidente da Pulmonale - Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro do Pulmão e Coordenador da Clínica de Patologia do Pulmão do Instituto Português de Oncologia, do Centro do Porto.


Fumo ambiental do tabaco (FAT) nas crianças

No capítulo «O papel do pediatra na prevenção do tabagismo», da responsabilidade de Henedina Antunes, médica no Serviço de Pediatria do Hospital de Braga, e Hugo Campos e José Precioso, da Universidade do Minho, é lançado um alerta para o perigo do fumo ambiental do tabaco (FAT) nas crianças, desde a concepção e durante o crescimento:

«Os pediatras podem ajudar a prevenir logo no momento em que um feto, sem decisão nem escolha, pode, ou não, ser exposto ao fumo do tabaco da mãe fumadora ou de fumadores durante a gestação», já que «o consumo do tabaco durante a gestação associa-se a menos 150 a 200 gramas em média de peso do recém-nascido» e está associado «ao aumento do risco de tensão arterial elevada quando o bebé atingir a idade adulta”.

De igual modo, o consumo de tabaco pela mãe mostrou «estar relacionado significativamente a alterações do tamanho dos rins ao nascimento», facto que poderá explicar uma parte da fisiologia do risco de tensão alta, e associa-se ao aumento de risco de infecção bacteriana invasiva, nomeadamente infecção meningocócica e à morbilidade e redução precoce da função respiratória na criança.


Um testemunho médico

No capítulo «Tabaco controvérsias – um testemunho médico», o autor, Manuel Macedo, médico na Unidade de Pneumologia do Hospital de Braga, considera que «é mais difícil que um fumador inicie a cessação tabágica de uma forma abrupta – apesar dos ansiolíticos – do que de um modo gradual». Na Consulta de Apoio ao Fumador, cuja equipa multidisciplinar coordena, o autor constata: «o método que se tem mostrado recorrentemente mais eficaz é o paciente iniciar a toma da medicação prescrita e reduzir gradualmente o número de cigarros fumados diariamente».

Radioterapia para eliminar tumor numa só sessão em breve disponível em Portugal

Uma radioterapia que pode eliminar o cancro numa única sessão, mesmo com o tumor já espalhado, estará em breve disponível em Portugal, através de uma máquina quase única no mundo que ficará instalada na Fundação Champalimaud.
O equipamento, que a Fundação receberá ainda este ano, permitirá fazer radioterapia de dose única, tratamento que requer um elevado nível de precisão e que poderá ser feito em poucos minutos e sem qualquer toxicidade para o doente, segundo explicou em entrevista agência Lusa o oncologista Carlo Greco.


"É o mais avançado equipamento no mundo. Será absolutamente único em Portugal e, na Europa, há muito poucos. Mas a máquina que chegará em Dezembro vai ser equipada com ferramentas especiais que a tornam única no mundo", afirma o director da área do cancro da Fundação Champalimaud. 

Carlo Greco, que considera o cancro como um dos piores problemas sociais da actualidade, lembra que este ano os tumores serão já a primeira causa de morte no mundo. Mas frisa que a taxa de sucesso nos tratamentos tem melhorado de ano para ano. 

As metástases significam 90% das causas de morte por cancro e o oncologista lamenta que, hoje em dia, a resposta da comunidade médica nestes casos passe muito pelos cuidados paliativos. 

Esta técnica de radioterapia de dose única, disponível para tratamento no final do primeiro trimestre de 2012, vem permitir tratar muitos dos casos de cancro com metástases, sobretudo os menos disseminados. Trata-se de uma radioterapia por imagem guiada, em que se faz uma TAC e o tratamento em simultâneo, que exige um elevado nível de precisão para que a dose única seja aplicada no local adequado e se torne suficiente. 

"Já testámos este equipamento e esta técnica na Universidade de Pisa, em Itália, e os resultados foram surpreendentes. Tem é de ser administrada uma dose suficientemente forte para erradicar o tumor. E já provámos que funciona em qualquer tipo de cancro, mesmo num dos mais resistentes à quimio ou radioterapia, como o do rim", explicou Carlo Greco. 

O responsável da Fundação Champalimaud vinca mesmo que um estudo demonstrou uma taxa de sucesso de 80% deste tipo de tratamento nos casos de cancro dos rins. "É uma revolução", resume, assegurando que é indolor, se elimina a toxicidade e se consegue fazer o tratamento "de olhos fechados" demorando menos de um quarto do tempo do que as sessões convencionais de radioterapia. 

Ou seja, em 10 minutos consegue-se o mesmo do que com a cirurgia, mas permitindo ao doente ir para casa de seguida e sem risco de morte. A vantagem, segundo o especialista, é que este método permite tratar várias lesões numa mesma e única sessão: "Podemos finalmente oferecer aos doentes metastáticos, mais do que uma esperança, uma realidade -- sem dor e sem invasão". 

Contudo, a radioterapia de dose simples requer uma equipa estruturada e investigação em patologia molecular, para que se estude cada caso e a dose certa a dar em cada tipo de cancro. "Isto significa uma medicina personalizada. Seleccionamos a dose conforme a histologia e a genética de cada pessoa. Só pode ser executado por uma equipa multidisciplinar", comenta. 

Carlo Greco espera vir a receber doentes de hospitais portugueses e também de qualquer país da Europa ou do mundo: "Queremos abrir as portas a todos". 

O director da Fundação lembra que a administração tem estado a trabalhar com o Governo português e que as negociações futuras serão feitas com cada um dos hospitais que manifestem interesse. 

Por agora, a Fundação só recebe doentes particulares, tendo já acordos com oito instituições com seguros de saúde. Apesar de nunca revelar o custo do equipamento para a radioterapia de dose única, Greco garante que o tratamento sai menos caro do que a radioterapia convencional. "O custo para o sistema de saúde é muito mais baixo. A máquina vive por 10 anos e trata quatro vezes mais doentes", sublinha.

domingo, 13 de novembro de 2011

PARA QUE CONSTE 1ª REUNIÃO DE LARINGECTOMIZADOS NO HOSPITAL REGIONAL DO OESTE EM 15.09.2011 REGIONAL



Na última quinta-feira (15/09), um grupo de pacientes laringestomizados totais, ou seja, que retiraram totalmente a laringe, participou de um encontro no Centro de Estudos do Hospital Regional Oeste (HRO), onde receberam esclarecimentos e informações, troca experiências.
A fonoaudióloga mestre em Distúrbios da Comunicação, Luciara Giacobe Steinmetz e o médico Cirurgião de Cabeça e Pescoço, Marco Antonio Tesseroli acompanham os trabalhos desenvolvidos com esse grupo de pessoas.
A fonoaudióloga Luciara, ressalta que a retirada total da laringe ocasiona perdas irreversíveis ao ser humano, e segundo ela, afetam as condições físicas, sociais e emocionais do paciente.
“A evidente mudança física ocasionada pela cirurgia, dificuldade de contato interpessoal e o preconceito devido à doença trazem problemas de diferentes ordens aos pacientes e seus familiares”, explicou.
Luciara destaca que a retomada das relações sociais fica limitada, principalmente pela ausência da voz. “A voz representa a identidade do indivíduo e sua perda pela retirada da laringe compromete a manifestação dos sentimentos, desejos e das características individuais”, enfatizou.
O médico Marco Tesseroli explica que o principal objetivo do grupo é reconstruir as relações com o paciente, família e grupo social. Foram convidados para fazerem parte da equipe profissional, um psicólogo, uma nutricionista, uma enfermeira, uma acadêmica do curso de nutrição , uma do curso de enfermagem e duas acadêmicas do curso de medicina da Unochapecó.

Consumo de cigarro e bebidas alcoólicas está entre as principais causas do câncer de laringe

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve tumor diagnosticado 

Segundo o presidente  da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, Enaldo Melo de Lima, em fase inicial, as chances de cura do câncer de laringe atingem 70% e o tratamento é feito com a quimioterapia e radioterapia. Já em casos avançados, nos quais as chances de cura chegam a 50%, pode ser necessária uma cirurgia para a retirada da laringe, que significará a perda da voz.

— O problema do câncer de laringe é que alguns pacientes não têm reposta ao tratamento conservador, da quimioterapia ou da radioterapia. Nestes casos, é preciso fazer a cirurgia de retirada de laringe, de mutilação do órgão, quando há perda da voz — explicou Enaldo Melo.

O médico alerta que o câncer de laringe afeta mais os homens e é o mais comum entre os tipos de tumores que atingem a região da cabeça e do pescoço. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), representa 25% dos tumores malignos nessa região e 2% de todos os cânceres.

O tumor na laringe pode afetar a fala e a deglutição. Os primeiros sintomas são dores localizadas, sensação de caroço na região ou rouquidão. Para se prevenir, o médico sugere que maus hábitos sejam abandonados.

— A causa principal é o tabagismo, o álcool funciona como fator aditivo. São maus hábitos que desenvolvem não só câncer [na região da] cabeça e pescoço, como [também] câncer de pulmão, de esôfago e de intestino — exemplificou.

Segundo o site do Inca, os fumantes têm dez vezes mais chances de desenvolver a doença. Em pacientes que aliam o cigarro à bebida alcoólica, as chances aumentam 43 vezes.