segunda-feira, 7 de maio de 2012

O ex-presidente só consegue deslocar-se com a ajuda de alguém


Lula da Silva mal consegue andar


Três meses após ter terminado o tratamento ao cancro na laringe, descoberto em Outubro do ano passado, Lula da Silva sofre com as graves sequelas provocadas pelos medicamentos e pela radiação a que se submeteu. Muito debilitado, o ex-presidente brasileiro só consegue andar apoiando-se numa bengala, está extremamente magro e a sua voz mal se ouve.
Segundo amigos íntimos de Lula da Silva, que pediram anonimato, o ex-presidente chegou a cair, nos últimos dias, duas vezes, ao tentar deslocar-se sem apoio. Mesmo com o auxílio da bengala, como surgiu quinta-feira passada, no Rio de Janeiro, para receber títulos de doutor honoris causa em cinco universidades cariocas, as dificuldades para andar são nítidas.
De acordo com os médicos, a dificuldade de locomoção deve--se ao enfraquecimento ósseo decorrente do combate extremamente agressivo ao cancro.
Um dos principais problemas é a inflamação de um nervo num dos tornozelos, que mal deixa o ex-presidente ficar em pé. Isto apesar de Lula, antes criticado por estar acima do peso, ter perdido cerca de 18 quilos.
Além dos problemas de locomoção, Lula tem ainda muita dificuldade em falar. Apesar de se submeter desde Fevereiro a fonoaudiologia para recuperar a voz e a dicção, o ex-governante tem a voz muito rouca e fala num tom baixo e vagaroso, muito por culpa da forte inflamação que persiste na garganta, apesar das altas doses de corticóides que lhe têm sido ministradas.
"HOMEM COM H GRANDE RÁPIDO RESTABELECIMENTO POIS É DE HOMENS COMO TU QUE O MUNDO PRECISA."