sábado, 23 de junho de 2012


Fumo emitido por veículos a gasóleo é cancerígeno

Fumo emitido por veículos a gasóleo é cancerígeno
Depois de uma semana de debate, os especialistas reunidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) concluíram que os gases que emitem os tubos de escape dos veículos a gasóleo (ou diesel) devem ser classificados como cancerígenos, noticia o site CiênciaHoje.

A Agência Internacional para a Investigação sobre o Cancro (IARC) é o organismo da OMS responsável por classificar os diferentes compostos e processos (como o tabaco ou as radiações solares) em função das suas probabilidades de provocar cancro no ser humano.

Dentro da sua classificação, a IARC acaba de incluir os fumos de combustão dos motores a diesel no grupo 1, o que inclui todos os elementos acerca dos quais foi possível demonstrar cientificamente que podem provocar tumores. Em 2009 tinham já subido para esta categoria o tabaco, o arsénico e as lâmpadas de bronzeamento.

Segundo o comunicado de imprensa emitido pela IARC, os gases emitidos pelos veículos a diesel estão associados ao aumento do risco de cancro do pulmão. Quanto aos gases emitidos pelos motores a gasolina, os especialistas dizem que são 'potencialmente cancerígenos', pertencendo ao grupo 2A. Desde 1988 que os gases do diesel estavam nesta mesma categoria de menos risco.

No entanto, em 1998, um painel de especialistas recomendou uma revisão prioritária desta classificação, tendo em conta as novos dados que alertavam para os seus riscos. Esses dados resultaram de investigações realizadas com trabalhadores altamente expostos ao fumo do trânsito.

Tendo em conta as conclusões, o IARC considera que existem evidências suficientes sobre a cancerigenicidade dos gases, principalmente no que diz respeito a tumores nos pulmões e, embora com menos impacto, ao cancro da bexiga.

A OMS defende que as autoridades devem tomar todas as medidas possíveis para reduzir a exposição da população a estes fumos. A IARC reconhece que está já a ser realizado trabalho do ponto de vista técnico para fabricar diesel menos contaminante (com menos conteúdo de sulfureto) e motores capazes de uma combustão mais eficiente. Ainda assim, admite que ainda é cedo para perceber se estas mudanças terão algum impacto positivo a médio prazo.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

ALMOÇO PRIMAVERA

DA COMISSÃO DO GRUPO DE ALMADA DO HOSPITAL GARCIA DE ORTA
Movimento de Apoio a Lariumngectomizados Serviço ORL/CCF Piso 3

 Almoço PRIMAVERA

O Grupo de Laringectomizados de ALMADA levou a efeito mais  uma vez o habitual ALMOÇO da PRIMAVERA no dia 16 de JUNHO de
2012 no Restaurante "O TEJUGO" na SOBREDA.
esteve presente neste almoço uma boa quantidade de doentes LARINGECTOMIZADOS assim como a presença de varios familiares, equipas técnicas do Serviço ORL/CCF Piso 3, e a Comissão Apoio a Laringectomizados do GARCIA DE ORTA.

O GRUPO LARINGECTOMIZADOS DO FACEBOOG fez-se representar pelo seu criador mais a sua esposa neste convivio mais um ano na

Á COMISSÃO DO GRUPO DE ALMADA DO HOSPITAL GARCIA DE ORTA o nosso bem haja.




MovApLar
Movimento de Apoio a Laringectomizado

 O Grupo de Laringectomizados de Almada

       Agradecemos a vossa presença neste almoço convívio  é muito importante para nós Laringéctomízados, famílias e amigos, criando um dia diferente dos outros em que trocamos as nossas
expriências do nosso dia  a dia,  revemos  alguns  companheiros que por motivos diversos  não nos vemos 
tanto como gostaríamos,e servem estes convívios como diz o ditado popular para pormos a escrita em dia 
o que faz parte da nossa existência como pessoas.................................................................................... 

sexta-feira, 1 de junho de 2012


Bruxelas prepara nova legislação sobre tabaco

01/06/2012 - 08:06

Bruxelas vai alterar, até final do ano, a legislação europeia (directiva) sobre tabaco, anunciou esta quinta-feira, em Bruxelas, a directora-geral para a Saúde da Comissão Europeia, Paula Testori-Loggi, avança a agência Lusa.

“A Comissão Europeia está a preparar legislação sobre os produtos do tabaco, com o objectivo de diminuir a sua atractividade junto dos jovens”, disse a directora-geral, adiantando que “até ano final do ano” deverão ser apresentadas por Bruxelas novas normas referentes, nomeadamente, às embalagens e ao conteúdo.

O cigarro electrónico será também objecto de regulação, sublinhou Testori-Loggi.

“Essa é umas das razões que nos levou a rever a directiva, que já tem dez anos”, adiantou.

A responsável comunitária falava numa conferência de imprensa em que foi apresentada uma iniciativa de Bruxelas – à qual a TAP foi a primeira aderente – para incentivar passageiros fumadores a deixarem o tabaco.

“A legislação é importante porque o tabaco é um vício”, disse, acrescentando que, segundo uma sondagem Eurobarómetro divulgada na quarta-feira, em média, 60 por cento dos cidadãos da União Europeia dão o seu apoio a medidas que tornem o tabaco menos visível e atractivo, tais como manter os produtos do tabaco longe da vista nas lojas ou restringir a utilização de aromas e cores atraentes.

O estudo mostra ainda que 33 por cento dos fumadores e ex-fumadores na UE declaram que as advertências relativas à saúde nos maços de tabaco têm ou tiveram impacto sobre as suas atitudes e comportamentos face ao tabagismo.

Esta quinta-feira assinalou-se o Dia Mundial sem Tabaco.


37% dos casos de cancro no Brasil têm relação com o tabaco


Pelo menos 37% dos casos de cancro que devem acometer os brasileiros em 2012 podem estar relacionados ao tabaco, segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca). O dado foi divulgado esta quinta-feira (31), data em que se assinalou o Dia Mundial Sem Tabaco, avança o site noticioso da Globo, o G1.

O Dia Mundial Sem Tabaco de 2012 foi marcado no Brasil pelo tema “Fumar: faz mal pra você, faz mal pro planeta”. O tema foi adaptado da proposta da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a realidade do país enfocando os danos causados pela cadeia de produção do tabaco e os malefícios à saúde da população.

O contacto activo com derivados de tabaco aumentam os riscos de ter cancro do pulmão, da boca, laringe, faringe, esófago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo do útero e leucemia, de acordo com o Inca.

Apesar de ser a primeira vez que o Brasil regista menos de 15% na prevalência de fumadores, de acordo com as informações do Vigitel (pesquisa telefónica do Ministério da Saúde brasileiro), o instituto alerta sobre as percentagens estimadas de novos casos de cancro relacionados ao tabaco para este ano.

Segundo o levantamento, as percentagens dessas doenças, comparadas com todos os casos novos de cancro previstos para esse ano, acometem 45 % das mulheres e 34% dos homens do Norte do Brasil; 43% dos homens e 35% das mulheres do Sudeste; 40% das mulheres e 35% dos homens do Centro-Oeste e, 35% dos homens e 40% das mulheres na região Centro-Oeste do país.

Cancro do pulmão é o 'vilão'

Apenas o cancro do pulmão é responsável por 37% das mortes por cancro entre homens na região Sul do Brasil. Nas outras regiões do país, também entre os homens, esse tipo de tumor é responsável por 30% da mortalidade por câncer.

Já entre as mulheres da região Sul, o tumor do pulmão mata 24% entre as que sofrem com a doença. O cancro colo-rectal, que também sofre influência do tabagismo, representa 20% das mortes por cancro na região Sudeste.

Segundo o relatório “Estimativa 2012 – Incidência do Cancro no Brasil”, divulgado pelo Inca no ano passado, devem ocorrer aproximadamente 518.510 casos novos de cancro, incluindo os casos de cancro de pele não melanoma, em todo o país neste ano. Destes, estimam-se que 17.210 sejam de cancro do pulmão em homens e 10.110 em mulheres. Esses valores correspondem a um risco estimado de 18 casos novos a cada 100 mil homens e 10 a cada 100 mil mulheres.

Comparados com os não-fumadores, os tabagistas têm cerca de 20 a 30 vezes mais risco de desenvolver cancro do pulmão. Em geral, as taxas de incidência num determinado país reflectem o consumo de cigarros feito por sua população, segundo relatório do Inca.