quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Concurso de Desenho e Composição “Fumar, Porque Não se Deve Fazer?”

Mais noticias

LPCC lança Concurso de Desenho e Composição “Fumar, Porque Não se Deve Fazer?”


O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC.LPCC) lança no dia 17 de Novembro, Dia Mundial do Não Fumador, a XIV Edição do Concurso de Desenho e Composição “Fumar, Porque Não se Deve Fazer?”

Trata-se de uma iniciativa dirigida a todos os alunos das escolas da Região Centro do país, que estejam matriculados, no ano lectivo 2011/2012 no 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico. O concurso terá inicio formal no Dia Mundial do Não Fumador (17 de Novembro de 2011) e término no dia 31 de Maio de 2012 (Dia Mundial Sem Tabaco). 

O projecto Concurso de Desenho e Composição “Fumar, Porque Não se Deve Fazer?”, tem como principais objectivos: sensibilizar os alunos, agentes educativos e toda a comunidade escolar para a problemática do tabagismo e cancro do pulmão; actuar ao nível da prevenção do tabagismo e das doenças oncológicas associadas a este hábito, em contexto escolar, por forma a diminuir a incidência do consumo de tabaco e a incidência do cancro; actuar ao nível da cessação tabágica, em contexto escolar, contribuindo para a diminuição da prevalência dos fumadores e risco de desenvolvimento de cancro; e sensibilizar os pais para os malefícios do tabagismo, contribuindo para a diminuição do consumo de tabaco nos mesmos e tornando-os agentes activos nos esforços de prevenção do tabagismo entre os jovens.

O consumo de tabaco é uma das principais causas de morte evitável e a principal causa de morte prematura nos países industrializados.

Como confirmam vários estudos epidemiológicos, parece existir uma associação entre o consumo de tabaco e uma maior probabilidade de se virem a contrair numerosas doenças, em particular o cancro em diversas localizações, doenças do foro respiratório e do aparelho circulatório.

Sabe-se hoje que este hábito é um importante factor de risco não apenas para o cancro do pulmão mas, também, para uma diversidade de outros tipos de cancro, por exemplo, cancro da cavidade oral (lábios, boca, língua), laringe e faringe; cancro do esófago; cancro do pâncreas; cancro da bexiga e rins e cancro do colo do útero.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 90% dos fumadores iniciam o consumo de tabaco entre os 5 e 19 anos de idade, ou seja, em idade escolar. Na União Europeia, o pico da iniciação tabágica ocorre entre os 12 e os 14 anos.

Tal facto demonstra a grande responsabilidade da escola e dos professores na luta contra o tabagismo, pelo que a escola é considerada o meio privilegiado para desenvolver acções preventivas. O princípio subjacente às acções de sensibilização é o de que toda a criança deve aprender desde cedo os males causados pelo consumo de tabaco ou contacto com o fumo do cigarro.

Educar e sensibilizar sobre a problemática do tabagismo em contexto escolar revela-se fundamental para a promoção de comportamentos saudáveis nos alunos, sendo o primeiro passo para evitar a dependência do tabaco.

Se metade dos fumadores deixar de fumar nos próximos 20 anos, evitar-se-ão cerca de 400 milhões de mortes.

Deste contexto, o NRC.LPCC pretende uma aproximação ao ensino no que se refere aos esforços de sensibilização para a problemática do tabagismo e sua prevenção, procurando uma actuação conjunta ao nível da prevenção primária do cancro.


voltar

Sem comentários:

Enviar um comentário