sexta-feira, 9 de março de 2012

Conclusão de estudo norte-americano


Coca-cola e Pepsi têm corante cancerígeno

A Coca-cola e a Pepsi contêm um corante que pode causar cancro, concluiu um estudo realizado pela organização americana de defesa do consumidor Center for Science in the Public Interest (CSPI).
A Food and Drugs Administration, entidade que controla os alimentos e medicamentos, está a ponderar o pedido da CSPI para banir a utilização deste corante. Em causa está o “corante caramelo”, que é utilizado nestes refrigerantes para dar cor.

O “corante caramelo”, ao contrário do caramelo caseiro, é o resultado de um processo químico que produz a substância 4-MEI. Esta substância, segundo o programa governamental toxicológico norte-americano é cancerígena para os animais e constituí uma ameaça para a saúde humana.

Contactada pelo CM, a Pepsi Portugal afirmou rever-se na posição da Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA), que considera que “a presença de 4-MEI no “corante caramelo” não constitui uma preocupação para a saúde”.

Por sua vez, a Coca-Cola, num comunicado no site norte-americano, garantiu que “apesar de sempre ter vendido bebidas seguras”, vai “reduzir a quantidade de 4-MEI presente nos refrigerantes”.

1 comentário:

  1. "Mas porquê tanta admiração? Desde sempre que soube que isto é verdade, sempre houve informação por parte de médicos e laboratórios que provam cientificamente que contém elementos cancerígenos. Só bebe quem quer."


    Ana Paz

    ResponderEliminar