sexta-feira, 13 de abril de 2012

Sobre o Cancro da Cabeça e Pescoço



Grupo de Estudos de Cancro de Cabeça e Pescoço define guidelines


O Grupo de Estudos de Cancro de Cabeça e Pescoço (GECCP) vai organizar o seu 2º Simpósio nos dias 11 e 12 de Maio de 2012, a decorrer no Porto. A reunião científica tem como objectivo discutir os carcinomas da hipofaringe, da nasofaringe e das metástases cervicais de tumores primários ocultos e emitir "guidelines" para o diagnóstico, tratamento e seguimento destes tumores.

“Durante a reunião vamos discutir a abordagem diagnóstica e terapêutica das metástases cervicais de tumores primários ocultos; o carcinoma da nasofaringe e o carcinoma da hipofaringe, tendo como finalidade consensualizar e emitir guidelines de tratamento deste tipo de tumores” explica Jorge Rosa Santos, Presidente do Grupo de Estudos do Cancro da Cabeça e Pescoço.

O Simpósio servirá ainda para lançar o desafio aos especialistas presentes no sentido de elaborar o primeiro estudo nacional a nível do cancro da cabeça e pescoço. “O GECCP propõe fazer o levantamento dos doentes que entre 2008 e 2009 foram submetidos a quimioterapia com cisplatina, concomitante com radioterapia, avaliando os doentes que conseguiram completar os 3 ciclos de quimioterapia de 21 em 21 dias”, refere o Presidente do GECCP.

É intenção do GECCP que este trabalho possa ser apresentado posteriormente, e permita o desenho de ensaios clínicos que possam testar outros esquemas terapêuticos mais adequados e melhor tolerados pelos doentes.

O Simpósio conta com a participação dos 100 membros do GECCP, das mais variadas especialidades que diagnosticam e tratam o cancro da cabeça e pescoço, nomeadamente oncologistas, radioterapeutas, otorrinolaringologistas, cirurgiões, médicos de medicina física e reabilitação, gastroenterologistas, cirurgiões maxilo-faciais e cirurgiões plásticos.

Sobre o Cancro da Cabeça e Pescoço

Em Portugal, os carcinomas da cabeça e pescoço são a quarta patologia com maior incidência em Portugal em indivíduos do sexo masculino, isto se agruparmos as diferentes localizações (laringe, faringe, cavidade oral e nasofaringe).

O cancro da cabeça e do pescoço é o sétimo cancro mais comum a nível mundial. Só na Europa, estima-se que existam cerca de 143.000 casos de cancro da cabeça e do pescoço, ocorrendo mais de 68.000 mortes em cada ano.

Estimativas para 2020 indicam que a incidência do cancro da cabeça e pescoço aumentará 30%, devido ao crescimento e envelhecimento da população mundial.

Sem comentários:

Enviar um comentário