domingo, 17 de abril de 2011

CIRURGIA PARCIAL VERTICAL DA LARINGE

Cirurgia Parcial Vertical da Laringe

Miguel Magalhães, MD

A laringe, órgão de múltiplas funções, tem colocado desde sempre, quando afectada por doença neoplásica maligna, grandes desafios aos otorrinolaringologistas. Já nos finais do século XIX se questionava se seria possível a cura do cancro conservando as funções laringeas, em contraponto à amputação do órgão com as inerentes sequelas funcionais.
Foi a evolução dos conhecimentos médicos, a melhoria das condições peri e pós operatórias bem como o precioso auxilio dos antibióticos que permitiram aos laringologistas o avanço para técnicas de tratamento cirúrgico, que ao conservarem as funções da laringe, permitiam ter as mesmas taxas de sobrevida que a cirurgia de amputação do órgão, tal como é a Laringectomia Total.
Essas técnicas, baseadas, em conhecimentos embriológicos e anatómicos da laringe, e condicionadas pela localização e dimensão dos tumores, permitem a exérese de partes da laringe com preservação das funções.

Na verdade, para o desempenho normal das funções da laringe são necessárias três estruturas valvulares fundamentais.
  1. A epiglote e as pregas ariteno-epiglóticas (Fig.1)
  2. As bandas ventriculares (Fig.2)
  3. As cordas vocais (Fig.3)
Fonte : Circulo Médico
Fig.1 - Estrututas Valvulares da Laringe I
Fonte : Circulo Médico
Fig.1 - Estrututas Valvulares da Laringe II
Fonte : Circulo Médico
Fig.3 - Estruturas Valvulares da Laringe III
Na ausência de uma ou mais destas estruturas, tal como sucede depois de uma cirurgia parcial, os mecanismos fisiológicos sofrem sempre algumas alterações, o que tem de ser compensado, da melhor forma possível, por técnicas de reconstrução.

Como regra, o tratamento cirúrgico de tumores das cordas vocais unilaterais e com extensão limitada à comissura anterior podem ser abordados por técnicas denominadas parciais verticais, enquanto que as técnicas de abordagem horizontal estão indicadas para tumores com extensão bilateral franca.
As técnicas de laringectomia parcial vertical têm em comum a abordagem do lúmen laríngeo através de tirotomia vertical. Dentre estas propomo-nos rever as que são por nós mais utilizadas.

Cordectomia

Indicação

A cordectomia corresponde à exérese das porções mucosa e muscular da corda vocal após tirotomia vertical mediana por via externa (Fig.4a).
Fonte : Circulo Médico
Fig.4a - Cordectomia: Área de Exérese

Indicação para cordectomia: tumor limitado à porção membranosa da corda vocal sem atingir a comissura anterior nem apófise vocal e com mobilidade da corda vocal mantida (Fig.4b).
Fonte : Circulo Médico
Fig.4b - Cordectomia: Indicação

O termo laringofissura corresponde a uma tirotomia mediana vertical, com o objectivo de expor o lúmen laríngeo. Os autores anglosaxónicos usam frequentemente o termo laringofissura de um modo mais abrangente, incluindo o tempo de exérese, ou seja, a cordectomia.

Sem comentários:

Enviar um comentário