domingo, 17 de abril de 2011

Técnica

A cirurgia é feita sob anestesia geral, com entubação oro-traqueal e traqueotomia no final, ou inversamente, com traqueotomia prévia sob anestesia local seguida de anestesia geral com ventilação assegurada por cânula ou tubo traqueal. 
Utiliza-se uma única incisão cutânea, dois centímetros acima da fúrcula esternal dado não utilizarmos incisões separadas para a traqueotomia e para a abordagem laríngea. A incisão é arciforme, prolongando-se ao longo dos bordos anteriores dos músculos esternocleiodomastoideus (Fig. 5).
Fonte : Circulo Médico
Fig.5 - Cordectomia: Incisão Cutânea Arciforme, 2 cm a cima da Fúrcula Esternal

Após o levantamento do retalho cervical cutâneoplatismal expomos a camada superficial e média da fáscia profunda que cobre os músculos infra-hioideus e que comporta as veias jugulares anteriores, estabilizando-se a exposição com afastadores auto-estáticos. (Fig. 6).
Fonte : Circulo Médico
Fig.6 - Cordectomia: Exposição dos Músculos Infra-Hioideus

Por incisão vertical da camada superficial da fáscia profunda, na linha média, procede-se ao afastamento lateral dos músculos esterno-hioideus de modo a expor de cima para baixo a membrana tiro-hioideia e a chanfradura da tiróide, o ângulo anterior da cartilagem tiróide, a membrana cricotiroideia e o arco da cartilagem cricóide.
Feita a excisão do gânglio pré-laringeo (ou délfico) e a laqueação do pedículo arterial laríngeo antero-inferior, secciona-se e laqueia-se o istmo da glândula tiroideia.
Fazem-se duas pequenas incisões, uma no quadrante superior ao nível da chanfradura da cartilagem tiróide e outra inferior ao nível da membrana cricotiroideia que se unem por uma incisão vertical do pericôndrio externo ao longo do ângulo anterior da cartilagem tiróide com deslocamento mínimo lateral. (Fig. 7).
Fonte : Circulo Médico
Fig.7 - Cordectomia: Incisões Laríngeas

Exposta a cartilagem procede-se à tirotomia mediana que poderá ser feita com tesoura de Moure ou serra oscilante. (Fig 8).
Fonte : Circulo Médico
Fig.8 - Cordectomia: Tirotomia Mediana

A laringotomia mediana permite-nos afastar as lâminas da cartilagem tiróide lateralmente, recorrendo-se a afastadores de ganchos traqueais ou afastadores auto-estáticos de Wullstein. (Fig. 9).
Fonte : Círculo Médico
Fig.9 - Cordectomia: Laringotomia Mediana

Com o descolador de Freer ou rugina de Howarth procede-se ao descolamento da corda vocal no plano sub-pericondral interno até à cartilagem aritnóide. (Fig. 10).
Fonte : Circulo Médico
Fig.10 - Cordectomia: Descolamento da Corda Vocal

Sob visão directa e controlando as margens de segurança, que a nível das cordas vocais terão de ser no mínimo de dois milímetros, secciona-se face inferior da corda vocal. De seguida, procede-se do mesmo modo ao longo do pavimento do ventrículo até à apófise vocal da aritenóide, terminando com a secção mais posterior (com tesoura curva) que rasa apófise vocal aritenoideia. (Fig. 11).
Fonte : Circulo Médico
Fig.11 - Cordectomia: Secção Posterior da Corda Vocal

Faz-se em seguida uma hemostase cuidadosa do leito da exérese, com recurso a electrocautério mono e bipolar. O petíolo da epiglote é reposto na sua posição com um ponto de sutura transfixivo à membrana tiro-hioideia e partes moles pré-laríngeas, suando fio reabsorvível.
A corda vocal contralateral poderá ser fixa ao pericôndrio externo ou eventualmente à própria lâmina da cartilagem tiróide.
Utilizando micromotor com perfurador ou agulhas intramusculares fortes, perfuram-se os bordos mediais das lâminas da cartilagem tiróide, em pontos justapostos, de modo a uni-las na linha média por dois pontos de sutura transfixivos superior e inferior. (Fig 12).
Fonte : Circulo Médico
Fig.12 - Cordectomia: Sutura das Cartilagens

A intervenção termina com a proximação do plano dos músculos pré-laríngeos (Fig. 13), a confecção da traqueotomia, caso ainda não tenha sido efectuada, colocação de dreno de “silastic” para evitar a formação de hematoma ou de enfisema subcutâneo.
Fonte : Circulo Médico
Fig.13 - Cordectomia: Aproximação dos Músculos Pré-Laringeos

O encerramento é feito com sutura do plano subcutâneo com fio reabsorvível e sutura da pele.

Sem comentários:

Enviar um comentário