quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Impacto da Laringectomia Total

  • Imagem Corporal ( 1 itens )
  • Autoestima ( 1 itens )
  • Dificuldades dos Laringectomizados ( 4 itens )
    A maior parte dos laringectomizados preocupa-se com a sua doença e exibe com frequência humor pessimista e depressivo, para além de ansiedade, instabilidade emocional, baixa auto-estima, desajustamento social, familiar e problemas profissionais. (DIAS; DUQUE; SILVA, 2002:15).
    Em seguida, serão abordados dois temas em que os laringectomizados mais revelam dificuldades – a Reinserção Social e A Obtenção dos Materiais Específicos para Laringectomizados – e qual o Papel dos Profissionais de Saúde no Apoio ao Laringectomizado.
  • Relações Sociais ( 1 itens )
  • Alterações às NHB ( 8 itens )
    De acordo com o Modelo Teórico de Enfermagem de Virgínia Henderson, o ser humano forma um todo complexo que apresenta catorze Necessidades Humanas Básicas. A função do enfermeiro é a de “…suprir, no doente, aquilo que lhe falta para ser completo, total ou independente”, como refere Henderson (citada por ADAM, 1994:40), ou seja, substituir o doente devendo a sua intervenção centrar-se na origem da dependência do utente, que advém da ausência de força, de vontade ou da falta de conhecimentos. O objectivo do enfermeiro é a satisfação das necessidades do utente, a curto prazo, e a recuperação da independência a médio e a longo prazo. (ADAM, 1994:41).
    Dessas catorze Necessidades Humanas Básicas, serão seguidamente abordadas com maior profundidade as que considero estarem mais afectadas após uma Laringectomia Total. Essas necessidades são: a Comunicação; a Respiração; a Alimentação; a Eliminação; a Sexualidade; a Higiene; o Sono/Repouso; e o Lazer.
  • Adaptação LT ( 1 itens )

Sem comentários:

Enviar um comentário