sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Ex-presidente do Brasil já se submeteu a quimioterapia


Lula vai iniciar radioterapia na quarta-feira

O ex-presidente brasileiro Lula da Silva vai iniciar na próxima quarta-feira, 4 de Janeiro, uma nova fase do tratamento contra o cancro na laringe descoberto no final de Outubro. Depois de se ter submetido a três sessões de quimioterapia, vai a partir de agora fazer radioterapia, com o que os médicos tentarão erradicar os últimos resquícios da doença.
Roberto Kalil, médico pessoal do ex-presidente e chefe da equipa de especialistas do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, onde Lula da Silva se tem tratado, informou que as sessões de radioterapia deverão durar entre seis a sete semanas.
Segundo o médico, serão sessões diárias, talvez com um ou dois dias de intervalo se for necessário, mas Lula não precisará ficar internado. Ele irá todos os dias ao hospital, recebe o tratamento e volta para casa.
Lula terminou a quimioterapia no dia 12. Os assessores do antecessor de Dilma Rousseff informou que ele só sentiu os fortes efeitos colaterais do tratamento até ao dia 21, pelo que conseguiu ter um Natal tranquilo com a família.
Roberto Kalil e o oncologista Paulo Hoff, que também cuida de Lula, afirmaram que, durante a radioterapia, o ex-chefe de Estado poderá sentir algum desconforto, incluindo algumas dores na garganta, e que o local poderá ficar inflamado. Mas garantem que os sintomas serão passageiros.
Os médicos têm bastante esperança na cura total, dada a evolução francamente positiva do tratamento. Antes de receber a terceira e última dose de quimioterapia, exames de última geração mostraram que o tumor de Lula tinha sido reduzido em 75 por cento.

Sem comentários:

Enviar um comentário