quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Quinto líder da América do Sul com tumor maligno



Presidente da Argentina tem cancro na tiróide

A presidente da Argentina tem cancro na tiróide e será submetida a intervenção cirúrgica já no próximo dia 4 de Janeiro. Cristina Fernandez Kirchner, de 58 anos, que no passado dia 20 foi investida no segundo mandato, torna-se assim no quinto líder da América do Sul a quem foi diagnosticado, desde 2009, um tumor maligno (ver caixa). 



Segundo o porta-voz da presidente, Alfredo Scoccimarro, o carcinoma na tiróide foi descoberto três dias antes do Natal quando a chefe de Estado se submeteu a vários exames, face a sucessivas crises de quebra de tensão arterial. Um problema que já a tinha obrigado a cancelar, nos últimos meses, diversos compromissos oficiais, inclusive uma visita ao México.
A presidente será operada no Hospital Austral, na capital do país, Buenos Aires, pelo cirurgião e oncologista Pedro Saco, chefe do Departamento de Cirurgia da unidade hospitalar.
Segundo Scoccimarro, o carcinoma está restringido ao lado direito da glândula tiróide, não tendo atingido os gânglios linfáticos nem qualquer outro órgão. Especialistas garantem que em casos semelhantes a probabilidade de cura é superior a 90%, sendo os óbitos muito raros. No entanto, o paciente, após retirar a glândula, responsável pela produção de importantes hormonas, vai ter de tomar medicação específica o resto da vida.
Cristina, cujo marido e antecessor, Nestor Kirchner, morreu de ataque cardíaco no ano passado, mantém a agenda até final do ano mas, após a cirurgia, ficará de baixa pelo menos 20 dias. Será substituída na presidência pelo ‘vice’, Amado Boudou. n

Sem comentários:

Enviar um comentário